Páginas

ESTUDAR É UMA OBRIGAÇÃO.. EVOLUIR, UMA CONSEQUÊNCI...

Páginas

MINHAS POSTAGENS

11 de dezembro de 2010

O NATAL É DE JESUS




O NATAL É DE JESUS


JESUS, O MESTRE ESQUECIDO






É final de ano. As famílias já começam os preparativos para as festas natalinas. Presentes são comprados, viagens marcadas, descanso na certa. É o chamado "espírito natalino" envolvendo a todos.







É grande a preocupação. A maioria quer uma mesa farta, melhores carnes, iguarias, muita bebida.



Afinal, é Natal e cada um quer deixar sua casa mais iluminada, com árvores gingantescas para impressionarem os olhos dos visitantes.







Muitos de nós, embebedados, acabamos por fazer atos impensados. Alguns colocam seus traumas para fora, levantam velhas discussões de família, aproveitam para denegrir a imagem de quem não está presente.



Tudo em nome da "festa do dia". Na verdade, agimos como se fosse apenas mais um feriado para desforrarmos nossa vontade de "agitar".











As crianças insistem em pedir brinquedos caros, fora do orçamento familiar, mas como é Natal.... acabam cedendo, e deixando dívidas exacerbadas que terão enorme sacrifício para pagar mais tarde, ou que acabam por não pagar tão cedo.







Poucos conversam com seus filhos sobre o que o Mestre tem a ver com as comemorações. O comércio explora a ansiedade de compra dos consumidores, mostrando que o que mais importa é correr atrás das melhores ofertas.







È o materialismo tomando conta da humanidade, em detrimento do espiritualismo. É o consumismo que tomou conta de nossa vida. A mídia explora nosso sede de ter e o pior, transmitimos esses hábitos equivocados aos nosso filhos, que crescem levando no espírito que a vida é bela para quem tem mais. Podemos sofrer seriamente , vendo nosso filhos adultos cometendo atos condenáveis para conseguir seu intento, e no entanto, a culpa pode ter sido nossa.







Onde fica Jesus? O que recebe o Mestre como presente? Para Ele o maior presente que poderíamos dar seria deixar com que Ele se aproxime de nós, para nos lembrar de seus exemplos de vida durante os 3 anos de Ministério. Mas muitos de nós não deixa que Ele se aproxime, porque nos esquecemos Dele, não pedimos sua ajuda, sua misericórdia. Assim prosseguimos nossa jornada solitários e infelizes, acreditando que datas como o Natal é uma oportunidade para alegria. Contudo, não sabemos utilizar essa alegria. Bebendo em exagero, nos fartando de comida, contando piadas, enquanto os jovens no quarto se reúnem com o som ligado no último, ouvindo havy metal.







Sabemos que esses hábitos foram adquiridos no século passado. O Natal então tinha outro sentido, o verdadeiro sentido... a confraternização, fraternidade, uma festa, onde Jesus era o maior representante, o grande significado daquela festa.







Não podemos abolir completamente os hábitos adquiridos pela sociedade. Podemos sim festejar o aniversário de Jesus preparando alguns alimentos diferentes, sem nos servir de bebidas alcólicas, e de certos comportamentos inadequados.







É dia que a família se reúne. Eis ai a oportunidade de nos reconciliarmos com aquele parente com o qual não falamos há tanto tempo, procurando perdoar aquele irmão que me feriu . É uma grande oportunidade para extirparmos de nós o ORGULHO, uma das maiores chagas que não nos deixa evoluir.







Vamos aproveitar para presentearmos crianças carentes. Um brinquedo simples, pode deixar uma criança imensamente feliz, principalmente as que acreditam em Papai Noel. Esse é um dos presentes que podemos dar a Jesus.







Vamos nos reunir alguns dias antes e fazermos uma visita aos asilos, levando alguns presentinhos, doces, bolos e oferecendo-nos para fazer um almoço com outros companheiros, para que tenham um dia feliz, diferentes dos dias sombrios que passam, visitados pela sombra da solidão. Essa é uma forma de presentear Jesus.







O natal na realidade ocorre todos os dias e assim deveria ser comemorado todos os dias ... como?







Jesus disse: - “ Tudo aquilo que fizerdes por esses meus pequeninos, a mim que estará fazendo”







Se nos consideramos realmente cristãos, não esqueçamos de voltarmos nossos olhas para trás e vermos com os olhos do coração quantos necessitados, de mãos vazias de alimento, de medicamentos, de afetos, de conselhos, de consolo existem. Vamos enxugar suas lágrimas como pediu Jesus. Não podemos salvar o mundo, mas podemos fazer muito por poucos, dentro das nossas condições financeiras, e podemos fazer muito por muitos levando nosso consolo, nosso carinho e o Evangelho de Jesus. Estes são préstimos que todos podemos dar. Esta é uma forma de presentear Jesus.











Antes da meia noite, reunidos com nosso familiares, façamos uma leitura de parte do Evangelho, pedindo a Jesus que nos dê inspiração para que possamos ser melhores a cada dia, mais fraternos, mais humildes, mais caridosos. Que consigamos sair para nossa viagem de retorno mais evoluídos do que quando viemos. Que os ensinamentos do Mestre sejam uma constante em nossa vida diária, colocando, ou pelo menos nos esforçando para colocarmos em prática seus exemplos. Essa é uma forma de presentear Jesus.







Nós espíritas não devemos ser radicais.. podemos sim, comemorar o Natal com uma ceia, podemos presentear quando possível uma pessoa querida, mas sem exageros, porque vivemos numa sociedade que tem por hábito essas referências, não sejamos nós a desmanchar essa alegria, mas sempre levando em consideração muito equilíbrio, harmonia, bom sendo, vendo a figura de JESUS como MAIOR REPRESENTANTE DESSE COMEMORAÇÃO

SUELY DOS ANJOS - 30/11/2010




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre para todos os usuários registrados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.