Páginas

ESTUDAR É UMA OBRIGAÇÃO.. EVOLUIR, UMA CONSEQUÊNCI...

Páginas

MINHAS POSTAGENS

14 de março de 2011

Tempo de Reconstrução: o que podemos aprender com o povo japonês



Tempo de Reconstrução: o que podemos aprender com o povo japonês


Depois de viver uma grande perda como ocorre em situações de tragédia, o que se pode desejar é que o tempo de reconstrução se faça presente. Apesar de tanto avanço tecnológico, do homem ser capaz de prever, inventar e controlar tantas coisas, nesses momentos, a ação da impermanência é soberana. Na vida tudo muda e com ela somos impulsionados a nos (re)criar constantemente.

O tempo do caos traz com ele dor, morte, sofrimento, desilusão, mas também traz solidariedade, esperança, força e humildade. Recomeçar, palavrinha de significado muitas vezes tão doloroso, também é algo próprio da beleza de ser humano. Somos dotados de um talento, de uma habilidade de vencer os obstáculos, enfrentar os momentos difíceis e reerguer-se. A resiliência é uma capacidade humana das mais incríveis. Apesar das circunstâncias críticas somos capazes de manter a firmeza de propósito necessária para avançar.

Sobre a tragédia que ocorreu no Japão, lemos nos jornais especulações de todo tipo sobre como será a reconstrução, há quem diga que eles não conseguirão se reerguer por falta de recursos, dívida interna etc, enquanto que há outros que se reportam a outros dados, fatores históricos para estabelecer uma previsão mais otimista.

Eu prefiro olhar para o talento resiliente do povo japonês. Eles conseguem se preparar e dentro do possível, prever o que pode ocorrer com essas catástofres. Conseguem cooperar apesar do momento difícil, cuidam das crianças e dos idosos com prioridade e o mais importante, eles se reergueram muitas e muitas vezes. A resiliência desconstrói crenças pessimistas, mostra na prática que é possível o que parecia inatingível. A persistência, disciplina e a paciência, logicamente que serão necessárias, mas trata-se de um povo que em sua cultura milenar, nutre nesses valores sua filosofia de vida. Podemos e devemos aprender com o povo japonês, afinal há pessoas no mundo todo, vivendo neste instante, suas catástrofes pessoais. Há pessoas no mundo todo vivendo o tempo de recomeçar.

Cada um com sua história sabe o que é passar por uma situação de crise, sabe que a vida muda e nos pede para mudar. Por isso vale a pena preparar-se, mas não para perder, e sim para fazer forte e resistente a estrutura mais importante: aquela que existe dentro de você!

Bianca Ganuza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre para todos os usuários registrados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.