Páginas

ESTUDAR É UMA OBRIGAÇÃO.. EVOLUIR, UMA CONSEQUÊNCI...

Páginas

MINHAS POSTAGENS

20 de julho de 2011

AS REVELAÇÕES ESPIRITUAIS E PALESTRA C/ MARILUSA

AS REVELAÇÕES ESPIRITUAIS E VÍDEOS DE MARILUSA










Há um texto de A Gênese, cap. XVIII, item 8, segundo o qual, dizem os Espíritos, que a movimentação que se manifesta, por vezes, em toda a população ou um grupo social não é coisa fortuita, mas tem sua causa nas leis da natureza, razão porque as revoluções sociais também têm sua periodicidade, como as revoluções físicas, pais tudo se encadeia. Este tudo se encadeia, certamente está sendo referido ao processo de aprendizagem a respeito da integração do homem com o mundo espiritual e o aprimoramento moral da humanidade, fundamentalmente dependente das manifestações mediúnicas, ao longo dos séculos, cujo aprendizado, depois estabelecido como tradição religiosa, para ser corrigido, também não dá saltos, pois a modificação dos reflexos condicionados adquiridos erradamente ao longo do tempo, precisam de tempo para serem revistos, gerando uma certa periodicidade. Quando se inicia o estudo da Doutrina Espírita, logo de inicio ouve-se falar nas três revelações divinas, com base no item 45 de A Gênese, onde Kardec escreveu que "a primeira revelação foi personificada em Moisés, a segunda no Cristo, a terceira em indivíduo nenhum. As duas primeiras foram individuais, a terceira coletiva; eis aí um caráter essencial de grande importância".



Alguns estudiosos perguntam: Será que somente o Mundo Ocidental teve revelações? Será que Deus esqueceu do Mundo Oriental? Como associar esta afirmação de Kardec com as religiões orientalistas (Vedismo, Bramanismo, Taoismo, Budismo etc..), todas anteriores aos ensinamentos de Jesus e algumas até anteriores a Moisés? Salvo o caso específico de Jesus, ora tido como o próprio Cristo encarnado, falando por si, ora caracterizado como o médium de Deus; ora, ainda, por outros, como um homem que se tornou médium do Cristo Planetário; o que se tem por verdadeiro é que são sempre as manifestações do espírito que se caracterizam como revelações divinas. Tomando-se por base esta afirmação e por premissas que Deus não tem preferência para qualquer lado do mundo e que nas revoluções sociais tudo se encadeia, pode-se dizer que muitas sementes foram lançadas pelos Espíritos, como fala Jesus na Parábola do Semeador, objetivando trazer para o homem a realidade do Mundo Espiritual. Muitos foram os reformadores ou precursores de Jesus, com suas idéias novas neste ou naquele grupo social, a exemplo Krishna, Zoroastro, Hermes, Fo-Hi, Lao Tse, Shidharta, Sócrates, Maomé, afora as manifestações do politeísmo grego-romano, com suas mitologias, seus deuses, pítias e oráculos. Muitas árvores, conseqüentemente, foram plantadas, mas uma grande parte, como que caindo em terreno pedregoso não vingou e morreu, outras não deram os frutos desejados, como a figueira estéril e outras, ainda, deram frutos em percentuais menores de trinta por um.



Embora não se tenha muita segurança nos registros históricos, por sua influência em todo o pensamento da China milenar e do grupos sociais próximos a ela, pode-se dizer que a primeira revelação divina espiritual foi o I Ching, na China; a segunda, 0 Vedismo, entre os Hindus; a terceira, com Moisés, entre os Hebreus; a quarta, com Jesus de Nazaré, e a quinta, com o Espiritismo, codificado por Allan Kardec.



BONS FRUTOS - Por que Kardec disse que com Moisés ocorreu a primeira? A resposta está no fato de que as revelações do I Ching e do Vedismo, no Mundo Oriental, tornaram-se árvores infrutíferas para os anseios da espiritualidade, no que se refere às comunicações dos Espíritos.



0 I Ching ou O Livro das Mutações, cuja origem remonta há mais de 4.000 anos antes de Cristo, provavelmente decorre das primeiras e grandes manifestações espirituais, dentro da civilização milenar da China, e certamente a mais completa no campo das percepções anímicas daquele povo. O Yin e o Yang foram iguais ao sim e ao não das manifestações ocidentais, com as irmãs Fox em 1848, em Hydesville, USA; mas na China. os ideogramas, por falta de um alfabeto maleável. cristalizaram-se num jogo oracular e as manifestações dos Espíritos se perderam por causa do animismo dos homens.



O Vedismo começou provavelmente perto do ano 3000 antes de Cristo. A partir dele os hindus passaram a ter as primeiras manifestações dos assuras, Espíritos considerados mais elevados. e dos pitris, alma dos homens que morreram. através das manifestações do rishis, intermediários entre os dois mundos, físico e espiritual. Concebiam a existência de um Deus único, Brahamn e dos Devas, auxiliares do Deus Supremo; conheciam os rudimentos da progressão da alma (atman). da reencarnação e da lei do carma ou lei causa e efeito.



Infelizmente para a humanidade, o Bramanismo depois de Krishna, por volta do ano 1000. antes de Cristo, conquanto desenvolvesse amplamente a idéia da pluralidade das existências. deu origem a uma grande teocracia. onde se cristalizou a idéia das castas, referendadas pelo próprio Brahman, segundo os bramanes (antigos rishis). As manifestações dos Espíritos foram enclausuradas e cerceadas pela "casta sacerdotal", ao povo restavam as preces, os hinos cantados e a meditação como alternativa para superar o carma e alcançar a iluminação.



Os homens põem a perder o grande trabalho realizado pelos Espíritos, na Índia. ao alegarem que a iluminação e libertação da alma do carma somente se consegue pela meditação e reforma interior e não pela comunicação dos Espíritos.



O Budismo foi uma forma encontrada pelo enviado espiritual e reformador Sidharta Gautama para eliminar a idéia de um Deus injusto (Brahman) e as castas estabelecidas pela teocracia bramanica. O Budismo hindu foi buscar no Taoísmo chinês os seus princípios fundamentais da impermanência, da insubstancialidade e do incondicionado, pelo qual se eliminava a existência de um Deus permanente e criador de tudo. Também no Budismo, mais que no Bramanismo, as comunicações dos Espíritos perderam significado. pois, 0 importante não é eles virem aqui, mas a alma do homem chegar lá, pela conquista da sabedoria ou iluminação. Restaram, pois, as três revelações ocidentais mencionadas por Kardec, como árvores que geraram os bons frutos da comunicação dos Espíritos, para que o homem conhecesse a realidade espiritual e através delas soubesse como fazer sua reforma interior e alcançar a iluminação mais rápida e conscientemente.

PALESTRA COM MARILUSA -  INCONFIDÊNCIA MINEIRA - ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO
ESPÍRITA PAZ E CARIDADE

Palestra "Inconfidência Mineira" com Marilusa Vasconcellos realizada no dia 21.Abr.2009 em comemoração dos 88 anos de fundação da União Espírita Paz e Caridade - Abrigo Ismael da cidade de Araçatuba (SP).



Marilusa psicografou o livro "Confidências de um Inconfidente", ditado pelo espírito de Tomás Antonio Gonzaga. Trata-se de um romance que conta em pormenores as tramas espirituais da Inconfidência Mineira, da qual Tomás foi dos principais líderes, trazendo novas e surpreendentes revelações.



Wikipédia: Inconfidência Mineira

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconfid%C3%AAncia_Mineira



A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa Portuguesa em 1789 (ano da Revolução Francesa), na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil (uma das unidades administrativas da América Portuguesa), contra, entre outros motivos, a execução da derrama (*).



Na segunda metade do Século XVIII a Coroa Portuguesa intensificou o seu controle fiscal (entenda-se: arrecadação de impostos) sobre a sua colônia na América do Sul, (...) desde o meado do Século as jazidas de ouro em Minas Gerais começavam a se esgotar, fato não compreendido pela Coroa, que instituiu a cobrança da (*) "derrama" na região, uma taxação compulsória em que a população de homens-bons (entenda-se: brancos e ricos) deveria completar o que faltasse da cota imposta por lei, que era de 100 arrobas de ouro (1.500 kg) anuais quando esta não era atingida. (...)



(...) destacavam-se (...) os poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, (...) os padres José da Silva e Oliveira Rolim, Manuel Rodrigues da Costa e Carlos Correia de Toledo e Melo, (...) o minerador Inácio José de Alvarenga Peixoto e o alferes (tenente) Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de "Tiradentes". (texto completo no link acima)



O arquivo de áudio em formato MP3 está disponível no link indicado abaixo. Esse arquivo poderá ser baixado livremente para ser gravado em CD ou para ser ouvido em qualquer aparelho que execute arquivos de MP3, como MP3 Player, Telefone Celular, Ipod, DVD Player, MP3 Automotivo, etc.



Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira

http://www.4shared.com/audio/LV4om10i/017_-_Palestra_Esprita_-_Maril.html





O programa Palestra Espírita tem como propósito divulgar a Doutrina Espírita através de arquivos de áudio postados no 4Shared (www.4shared.com) e arquivos de vídeo postados no YouTube (www.youtube.com). Não há interesse algum ou vantagem material de qualquer natureza nesse trabalho, que é voluntário e abnegado. Espírita que assim possa dizer-se com dignidade, não explora financeiramente o Espiritismo e nem faz dele um meio de vida ou fonte de renda. Pedidos de informação, perguntas, sugestões, esclarecimentos, etc., (*) inclusive pedido de instruções para fazer download dos arquivos e gravar as palestras em CD ou DVD, podem ser encaminhados para o endereço de email palestra.espirita@gmail.com





Saiba mais sobre a Doutrina Espírita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita



Principais organizações do Movimento Espírita:

O Conselho Espírita Internacional -- CEI -- www.intercei.com

Confederação Espírita Pan-Americana -- CEPA - http://www.cepainfo.org

Federação Espírita Brasileira -- FEB - www.febnet.org.br



Conheça a TV CEI - www.tvcei.com

Órgão de comunicação do Conselho Espírita internacional (CEI). Transmite programação espírita através da Internet e TV a Cabo.

Operadoras que já transmitem a TV CEI: http://www.tvcei.com/satelite/home/operadoras.php



Conheça a TV Mundo Maior - www.tvmundomaior.com.br

Transmite 24 horas diárias de programação espírita através da Internet e do Satélite Brasilsat C2.



Conheça o Portal do Espírito

A Doutrina Espírita na Internet - http://www.espirito.org.br - Agrega um grande conjunto de informações sobre Espiritismo na Internet. Dedicado ao estudo da Doutrina Espírita e apoio a divulgadores e palestrantes. Livros, arquivos de áudio e vídeo para download.



Conheça o Programa Transição

A Doutrina Espírita na TV - http://www.programatransicao.tv.br

Programas anteriores - assista on-line: http://www.programatransicao.tv.br/programas.htm

Arquivos de áudio (MP3) para download: http://www.programatransicao.tv.br/transmp3.htm



Conheça a Rádio Boa Nova http://www.radioboanova.com.br

Há mais de 50 anos levando programação de conteúdo espírita para todos os lares do Brasil e mais de 50 países. Veja no site como sintonizar em diversas regiões do país. Ouça ao vivo na Internet. Ouça arquivos de programas anteriores que também estão disponíveis para download.



Conheça o Instituto Chico Xavier: http://www.institutochicoxavier.org.br



Saiba mais sobre Chico Xavier:

 
 
Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 1 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 2 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 3 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 4 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 5 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 6 Palestra Espírita - Marilusa Vasconcellos - Inconfidência Mineira - Parte 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre para todos os usuários registrados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.