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8 de agosto de 2011

Abandonar pai, mãe e filhos


Abandonar pai, mãe e filhos




Aquele que houver deixado, pelo meu nome, sua casa, os seus irmãos, ou suas irmãs, ou seu pai, ou sua mãe, ou sua mulher, ou seus filhos, ou suas terras, receberá o cêntuplo de tudo isso e terá por herança a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XIX, v. 29.)

Então, disse-lhe Pedro: Quanto a nós, vês que tudo deixamos e te seguimos. — Jesus lhe observou: Digo-vos, em verdade, que ninguém deixará, pelo reino de Deus, sua casa, ou seu pai, ou sua mãe, ou seus irmãos, ou sua mulher, ou seus filhos — que não receba, já neste mundo, muito mais, e no século vindouro a vida eterna. (S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 28 a 30.)

Disse-lhe outro: Senhor, eu te seguirei; mas, permite que, antes, disponha do que tenho em minha casa. — Jesus lhe respondeu: Quem quer que, tendo posto a mão na charrua, olhar para trás, não esta apto para o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 61 e 62.)

Sem discutir as palavras, deve-se aqui procurar o pensamento, que era, evidentemente, este: “Os interesses da vida futura prevalecem sobre todos os interesses e todas as considerações humanas”, porque esse pensamento está de acordo com a substância da doutrina de Jesus, ao passo que a idéia de uma renunciação à família seria a negação dessa doutrina.

Não temos, aliás, sob as vistas a aplicação dessas máximas no sacrifício dos interesses e das afeições de família aos da Pátria? Censura-se, porventura, aquele que deixa seu pai, sua mãe, seus irmãos, sua mulher, seus filhos, para marchar em defesa do seu país? Não se lhe reconhece, ao contrário, grande mérito em arrancar-se às doçuras do lar doméstico, aos liames da amizade, para cumprir um dever? É que, então, há deveres que sobrelevam a outros deveres. Não impõe a lei à filha a obrigação de deixar os pais, para acompanhar o esposo? Formigam no mundo os casos em que são necessárias as mais penosas separações. Nem por isso, entretanto, as afeições se rompem. O afastamento não diminui o respeito, nem a solicitude do filho para com os pais, nem a ternura destes para com aquele. Vê-se, portanto, que, mesmo tomadas ao pé da letra, excetuado o termo odiar, aquelas palavras não seriam uma negação do mandamento que prescreve ao homem honrar a seu pai e a sua mãe, nem do afeto paternal; com mais forte razão, não o seriam, se tomadas segundo o espírito. Tinham elas por fim mostrar, mediante uma hipérbole, quão imperioso é para a criatura o dever de ocupar-se com a vida futura. Aliás, pouco chocantes haviam de ser para um povo e numa época em que, como conseqüência dos costumes, os laços de família eram menos fortes, do que no seio de uma civilização moral mais avançada. Esses laços, mais fracos nos povos primitivos, fortalecem-se com o desenvolvimento da sensibilidade e do senso moral. A própria separação é necessária ao progresso. Assim as famílias como as raças se abastardam, desde que se não entrecruzem, se não enxertem umas nas outras. É essa uma lei da Natureza, tanto no interesse do progresso moral, quanto no do progresso físico.

Aqui, as coisas são consideradas apenas do ponto de vista terreno. O Espiritismo no-las faz ver de mais alto, mostrando serem os do Espírito e não os do corpo os verdadeiros laços de afeição; que aqueles laços não se quebram pela separação, nem mesmo pela morte do corpo; que se robustecem na vida espiritual, pela depuração do Espírito, verdade consoladora da qual grande força haurem as criaturas, para suportarem as vicissitudes da vida.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 4 a 6.)



MINHAS CONSIDERAÇÕES



ESTE TEXTO NOS REMETE A GRANDES REFLEXÕES, UMA VEZ QUE NOS DEIXA BEM CLARO QUE



OS LAÇOS CONSANGUÍNEOS NÃO SÃO ASSIM TÃO IMPORTANTES. QUANDO NOS REPORTAMOS



AS LEIS DA NATUREZA, OU DIVINAS. O QUE MAIS NOS UNEM SÃO OS LAÇOS ESPIRITUAIS QUE



EXISTEM E VEMOS ENTRE PESSOAS COMO: AMIGOS( AS), PESSOAS QUE CONHECEMOS POR



ACASO, MAS QUE PASSAM A FAZER PARTE INTEGRANTE DE NOSSA VIDA. SÃO PESSOAS



QUE JÁ CONVIVERAM CONOSCO EM OUTRA(S) VIDA(S), AS QUAIS SE SINTONISAM CONOSCO,



PELAS QUAIS TIVEMOS MUITO AFETO. ESSES LAÇOS SÃO INDESTRUTÍVEIS, PORTANTO, EIS AÍ



NOSSOS VERDADEIROS PARENTES, AOS QUAIS JESUS SE REFERE.







ASSIM SENDO, NÃO DEVEMOS NOS CULPAR SE NÃO EXISTEM AFETOS ENTRE PESSOAS COM AS



QUAIS CONVIVEMOS (NOSSOS FAMILIARES CONSANGUÍNEOS), PORQUE HAVEREMOS DE



ENCONTRAR GRANDES MOTIVIVOS SE NOS REPORTARMOS À OUTRAS ENCARNAÇÕES...É ASSIM QUE



REENCONTRAMOS IRMÃOS QUE NÃO CONSEGUEM SE DAR BEM, PAIS QUE POSSUEM UMA CERTA



ANTIPATIA GRATUITA POR UM DOS FILHOS E VICE-VERSA, SEM NENHUM MOTIVO APARENTE. É NOSSA



OBRIGAÇÃO COMO FILHOS DE DEUS, PROCURARMOS NOS RECONCILIAR COM ESSES DESAFETOS



DE VIDAS PRETÉRITAS, CASO CONTRÁRIO NÃO TEREMOS PROGREDIDO, OU EVOLUÍDO, O QUE NOS



OBRIGARÁ A VOLTARMOS JUNTOS EM UMA OUTRA ENCARNAÇÃO PARA QUE NOVA



TENTATIVA ESTABELEÇA A ORDEM QUE O UNIVERSO NOS OBRIGA. O PROGRESSO SÓ SE DARÁ QUANDO



ESTIVERMOS TODOS UNÍSSUNOS, EM HARMPONIA COM AS LEIS DIVINAS.







SUELY DOS ANJOS












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"Nosso Lar" retrata as condições da vida além-túmulo, objetivando comprovar a eternidade do Espírito, o estreito relacionamento entre os dois planos da vida e a riqueza das atividades desenvolvidas nas esferas invisíveis ao olhar humano. Em 50 capítulos, analisa e esclarece assuntos como: alimentação no Plano Espiritual; culto familiar; lei de causa-e-efeito; música; remuneração de serviço; e zonas inferiores. Narra experiência pessoal, destacando o encontro com a própria consciência como a maior surpresa diante da morte carnal. Comprova ser a Terra oficina sagrada onde o homem deve aprender a elevar-se, aproveitando dignamente a oportunidade que o Senhor lhe concedeu. "Fonte da sinopse-www.cveed.org.br"
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