Programa
DA Conferência no Grupo Espírita Allan
Kardec - em Recife no dia
01/03/2012-
Por João
Cabral
2.
AUTOCONHECIMENTO-“Conhece-Te a It mesmo” foi colocada no Templo de Apolo
em-Delfos-varou OS
séculos para alertar OS homens para a necessidade do autoconhecimento. Os
filósofos gregos acreditavam que o objetivo mais elevado do ser humano era
conhecer a is próprio.
3. ABRAHAM LINCOLN chegou a
afirmar que se pudéssemos saber onde
estamos e para onde nos dirigimos, teríamos a noção do que fazer e
poderíamos julgar a melhor maneira para tal. O Homem desconhece o seu o passado
presente-e o seu futuro.
4.
EDUCAÇÃO-em
suas epístolas, é expressivamente forte: “Ousa saber! Começa!” É um convite dirigido a todas
as pessoas indecisas e que permanecem à espera dos acontecimentos DA viQuinto Horácio Flaco (65 a.C. 8 a.C.) Poeta Latino, deixada da. Ousar
saber e começar significa sair DA estagnação mental e partir para o conhecimento
de outras leis, principalmente daquelas que regem a felicidade humana. Significa
retirar a vestimenta envelhecida dos hábitos perniciosos e que geram sofrimento
e se encaminhar corajosamente por outras veredas, inexploradas ainda, mas, que
produzem a suprema felicidade do homem.
A ousadia DA bondade traz consigo a serenidade no campo DA
consciência e a ousadia
DA compaixão reverbera como um foco de luz no psiquismo das criaturas. Ousar
pelos caminhos DA retidão. Ousar saber e começar é colocar o saber a serviço do amor ao
próximo e é justamente essa fusão que plenifica a alma para vôos mais altos DA
espiritualidade A educação é esse agente capaz de realizar mudanças necessárias
e de possibilitar essa transformação DA animalidade para a humanidade, dos
instintos para OS sentimentos e das exigências dos valores materiais para OS
valores espirituais.
Vários
educadores do passado já haviam alertado sobre isso. Rousseau deixava explícito que somente
o conhecimento mais profundo DA criança daria condições para que pudéssemos
educá-la conscientemente. Surgia, portanto, com
Rousseau, a Psicologia Infantil, Pestalozzi, Piaget e Kant diziam que o fim DA educação era conduzir o homem a um
“estado moral” ou
maturidade consciencial.
5.
EDUCAÇÃO MORAL-A palavra moral tem a sua raiz
derivada do latim mor e mores plural,
que significa costumes. É a parte DA filosófica que trata dos costumes ou
dos deveres do homem para consigo mesmo e para OS seus semelhantes.
6. A
VISÃO ESPÍRITA DA MORAL consubstancia-se na resposta à questão 629 de O Livro dos Espíritos - Vejamos:
A Moral é a regra do bem proceder, isto é, distinguir
o bem do mal.
7.
EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS-As funções psíquicas do ser
humano são aprimoráveis através de um processo educativo que atue nos mecanismos
DA mente. Allan Kardec faz várias referências à necessidade de trabalharmos OS
sentimentos. No Livro O CÉU E O INFERNO, ele proclamava que “no encarnado como no desencarnado, é sobre o
sentimento que se faz mister atuar. No Livro O
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO ele dizia com todas
as letras: A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer OS instintos
em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos. Como
aperfeiçoar OS sentimentos sem educá-Los? E como realizar esta caminhada de
transformações sem que utilizemos OS elementos educativos
necessários.
8.
EVOLUÇÃO HUMANA: Partindo do princípio de que todos
nós tivemos várias reencarnações e que o ser humano é constituído de
ESPÍRITO, PERISPÍRITO E CORPO na classificação, podemos assim realizar uma série de observações
sobre as heranças palingenésicas. Sabemos que o Espírito tem um foco de
inteligência que possui ao seu redor, um corpo energético de características
eletromagnéticas denominado de perispírito. É através do perispírito que o
espírito se prende ao corpo, visto que apresenta uma estrutura vibratória
intermediária. Nem tão sutil como o Espírito e nem tão condensada como a matéria
orgânica. O vocábulo ESPÍRITO designa o princípio inteligente
individualizado. É, portanto, um foco de inteligência
de Grande potência espiritual, capaz de ser aprimorável, educável e
de produzir fenômenos extraordinários em
vários campos DA natureza. JESUS por exemplo, deu uma demonstração DA capacidade que poderemos
atingir ao desenvolvermos as potencialidades espirituais: Curou cegos, paralíticos se levantaram, leprosos foram limpos,
mudos falaram, e agiu à distância.
REENCARNAÇÃO:
O
PSIQUISMO NA VISÃO ESPÍRITA: A Doutrina Espírita
explica que a origem do Espírito se perde no tempo. Ele é um produto originado
DA essência espiritual, criado por Deus em época remotíssima, e destinado a um
processo de constante aperfeiçoamento. Esse substrato ou princípio espiritual
adquiriu em sua gênese um impulso inicial das forças divinas DA criação, e se
torna, a partir daí um elemento participador do processo evolutivo. Nessa longa
caminhada ele recebe e produz influências variadas que irão tipificar uma
energética espiritual cada vez mais aprimorada e com certas condições de atuar
junto à matéria densa. Esses fluxos energéticos aglutinam átomos, dão-lhes
condições de co-existência na formação das moléculas e participam de suas
transformações pelos reinos DA natureza.
FUNÇÕES
PSÍQUICAS – I.P.I.E.S. – Inteligência-Pensamentos-Instintos-Emoções-Sentimentos.
INSTINTOS-Vários autores deixaram a sua
opinião a respeito dos instintos. Sigmund
Freud dizia que o instinto é uma quantidade de
energia que se orienta em certa direção. Viaud afirmava que a inteligência é o
prolongamento do instinto. Para CONDILAC, o instinto seria um
começo da inteligência.
INTELIGÊNCIA – A Inteligência, no
geral, é conceituada como uma função mental que permite ao ser humano aprender
ou conhecer, bem como saber enfrentar situações
novas.
SENTIMENTOS- Os sentimentos foram
estudados por várias áreas de estudo do conhecimento humano. Os pesquisadores
materialistas acham que os sentimentos são uma mera manifestação de áreas
localizadas no cérebro. Inativando-a, a pessoa não sente sentimento nenhum. O
Dr. Deepack
Chopra, endocrinologista indiano radicado nos Estados
Unidos afirma que o estudo do Cérebro é muito significativo por aquilo que
representa na estrutura do corpo físico, bem como pela grande central
desencadeadora de reações químicas que ele é. No entanto por detrás dele, está a
fonte mental de todos os fenômenos intelectivos, emocionais e morais. O
Espírito.
INSTINTOS-EMOÇÕES-SENTIMENTOS
Os sentimentos são a expressão desses atributos do
psiquismo sob a forma de valores morais. Aos poucos começam as primeiras
emanações de bondade.
AS
EMOÇÕES-O QUE É EMOÇÃO- A palavra emoção vem da
junção de ex-para fora
motion-mover. Ela é o
resultado de processos mentais e físicos, veementes ou excitados. As emoções
aparecem no ser humano através do sistema natural da evolução do psiquismo.
Atingida a fase humana, todas essas funções psíquicas (fome e sede) visto que receberam o
auxílio da inteligência que avançou. A reação da mente a um evento agradável ou
desagradável. O ciúme, por exemplo, é uma combinação do medo (imaginário), da tristeza e da ira. O
Indivíduo ao sentir ciúme imagina situações desfavoráveis a ele, e isso lhe dá
tristeza.
AS
EMOÇÕES BÁSICAS Dr. Mira y Lopes-No seu Livro os
Quatro Gigantes da Alma. O MEDO. A IRA. O DEVER E O AMOR.
OS SENTIMENTOS:
8. O PERDÃO
8.1.
JESUS E O PERDÃO – a) Todos Erram. b) Quantas vezes
Perdoar c) A quem perdoar d) Quando devemos
perdoar
8.2.
ESCOLHENDO O PERDÃO – O Perdão em Família. 8.3. HÁBITO DE PERDOAR DURANTE A
VIDA.
8.4. EFEITOS DO PERDÃO – (a) O ódio gera
doenças e afeta a longevidade.
B) Os sentimentos de ódio, raiva, medo e insegurança desencadeiam
enfermidades como o câncer e a queda do sistema imunológico, pois liberam
excesso de adrenalina no organismo e abreviam a longevidade. O Ressentimento
crônico aumenta o cálcio nas coronárias, possibilitando problemas cardíacos.
C) Os sentimentos de
Paz, Amor e Alegria geram a produção de endorfinas, benéficas ao corpo. Esses
sentimentos elevados produzem fótons que inundam o corpo de energias saudáveis.
O RISO produz
imunoglobulinas, aumentando as defesas orgânicas. Alegria significa viver mais.
D) Os complexos de culpa e
o remorso de longo curso, causados pela falta do autoperdão, produzem a baixa
auto-estima e, segundo os benfeitores espirituais, possibilitarão o aparecimento
de esquizofrenia no futuro.
E) As
artrites, muitas vezes, têm um passado de mágoa
arquiva. Um pretérito de tristeza acumula energias densificadas que irão se
exteriorizar no futuro sob a forma das conhecidas artrites reumatóides.
Liberte-se de tudo isso perdoando. O
PERDÃO, portanto, é uma chave essencial para a cura
de muitas doenças. Significa acabar com a raiva, com ressentimentos e os
disabores. Todas as pessoas sabem que o perdão faz sentido porque ele apela para
o bom senso e para o coração.
8.5.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES. A) Retire o Perdão do patamar das
coisas inacessíveis e muito elevada. Coloque-o ao seu alcance no dia a dia. Se
fosse inacessível, Jesus não o teria
trazido para nós há dois mil anos atrás. Utilize-o como uma simples prática do
cotidiano, sem fazer considerações severas pelos atos dos outros.
B) Pense sempre no outro com bondade.
Escolha sempre a bondade; ela suavizará os teus olhos, as faltas cometidas pelos
outros.
C) Prece e Meditação: Utilize esses momentos de luz para enviar ao outro mensagem de
Paz. Modifique, assim, o seu teor energético da comunicação mental que você
realiza com ele. Dessa forma desarquivaremos as energias deletérias da
insatisfação interior e passaremos a estabelecer um saudável canal de
comunicação com os nossos irmãos, tendo por base o perdão e a solidariedade.
Persevere e verá resposta.
9. FORA DA CARIDADE NÃO HÁ
SALVAÇÃO
A
Caridade que pressupõe uma ação. Logo ela não é passiva, acomodada e que se
deixa conduzir pelas ondas egoísticas da vida. A Caridade, muito pelo contrário,
é dinâmica, ativa se movimenta na direção do bem do próximo. É irmã de outras
virtudes, como a bondade e a piedade.
A piedade inclusive é precursora da
Caridade conforme assinala o Espírito Miguel no Evangelho Segundo o Espiritismo.
O Indivíduo apieda-se do sofrimento do outro, enternece-se e aciona os
dispositivos mentais da caridade como elemento capaz de auxiliar a minorar a dor
alheia. A Caridade é tão fundamental para o ser humano, que ela é uma das leis
de
Deus para a evolução das criaturas. Significa dizer que o desenvolvimento
dessa virtude é imprescindível para a conquista da felicidade. Ninguém poderá
ser feliz sem a caridade no coração, porque é o seu trabalho no bem que a
perfuma. É a ação caridosa que monta os tijolos da edificação espiritual. Não
foi sem razão que Allan Kardec sinalizou “Fora da
Caridade não há Salvação”
9.1. A
CARIDADE SEGUNDO JESUS. A caridade se manifesta de
várias formas: Benevolência para com todos. Indulgência para as
imperfeições dos outros e o Perdão das Ofensas, conforme informa o
Livro dos Espíritos na questão
886.
9.2. ESTADO DE COMPAIXÃO. BONDADE E
HUMILDADE.
9.3. O
DESENVOLVIMENTO DA BONDADE a)Nos pensamentos b) Nas
palavras c) No olhar d) Nas atitudes.
9.4.
O AMOR – O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA-Instinto e Sentimentos
9.5. A LEI DE AMOR- O AMOR SE
APRENDE-a)Mova-se para o Amor b) Conheça o Amor c) Vivencie o
Amor.
10. AUTO-ESTIMA – A VISÃO DE NÓS
MESMOS.
10.1.
Auto-Estima é o conjunto de elementos aceitos como
verdades em relação a nós mesmos como nos vemos, externa e internamente, ou
seja, é o retrato que retiramos de nós próprios. É como nos apercebemos dos
diversos valores da vida.
AUTO-ESTIMAS-Físicas e Psicológicas. A) Auto-Estima na
Família. Aumentando a Auto-Estima
10.2.
CARACTERÍSTICA DA BAIXA ESTIMA:
FÍSICAS
a)Aparência física desleixada: falta de
higiene.
b)Postura:
curvada, olhar sem brilho e para baixo.
c)Obsidade: sem forças para regular sua
alimentação.
d)Voz entrecortada por
vacilações.
PSICOLÓGICAS:
a) Medo, insegurança.
b) Impaciência, ansiedade.
c) Timidez,
ingenuidade, sente-se menor do que os outros.
d) Dificuldade em defender o
seu espaço.
e) Compulsões: Bebida e comida, etc.
f) Culpa, remorso,
vergonha.
g) Isolamento, dificuldade de relacionamento
h) Cultua heróis na
Televisão.
i) Falta de metas na Vida.
AUMENTANDO A AUTO-ESTIMA
a) O Autoconhecimento
b) Se aceite
como é
c) Ame-se
d) A Fé é certeza
e) Tudo provém dos pensamentos
f)
Seja gentil consigo mesmo
g) Acredite
h) Cultive bons hábitos
i)
Perseverança
11. A
PRECE- Fluxo Mental. Matéria
Mental
11.1. OS PENSAMENTOS
11.2. MECANISMO DA PRECE
11.3.
EFEITOS DA PRECE- Nas obsessões. No Lar. No
Equilíbrio Mental. No Equilíbrio Físico.
12. NA MEDITAÇÃO
12.1. O
Que é Meditação. Os dicionários colocam a palavra
Meditação - significa contemplação, hábito de reflexionar, de pensar, de
refletir e até de orar. Quando realizamos uma ação mental meditativa, estamos
refletindo, pensando, orando, contemplando ou visualizando mentalmente alguma
coisa. Esse ato meditar pressupõe a retirada mental das coisas exteriores,
devendo a pessoa estar voltada para dentro de si mesma, no sentido de que
produza uma introspecção analítica e profunda do objeto da meditação ou permita
o livre fluir dos pensamentos que vertem de si
própria.
Efeitos da
Meditação. (Meditação e suas Técnicas a) Sócrates. b) René Descartes
c) Buda d) Jesus.
Bibliografia:
Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec
Educação dos
Sentimentos - Jason de Camargo
O Livro dos Espíritos - Allan
Kardec
Aracaju- 31.01.2012
João Cabral - Presidente da ADE-SERGIPE-Website:
www.ade-sergipe.com.br