TESOURO: HERCULANO PIRES ENTREVISTA CHICO
EM 1954 -LITERATURA RARA.
Vejam que tesouro esta entrevista de Herculano
Pires com Chico Xavier em 1954, publicada na
Revista da LBV e que agora encontra-se no entre
as palestra do Chico no Caderno de Mensagens.
Chico ainda jovem na Doutrina Espírita, procura
entender os mecanismos do Universo e pergunta para
Emmanel que lhe responde que seria melhor ele se
preparar melhor antes de entrar em detalhes em
conhecimentos tão complexos . Mas como Chico insistiu,
Emmanuel o levou em transporte, ou seja, apenas em espírito
para conhecer a dinâmica do Universo. Chico ficou perplexo,
pois percebeu que tudo gira em torno de tudo, ou seja,,, a Terra em
torno do Sol, o Sol também, nossa galaxia fira em torno de uma outra galaxia
maior ainda. O universo é como uma cebola cortada na vertical, cada
camada representa algo no Universo que gira em torno de alguma coisa.
Chico, ficou zonzo porque o Universo se movimenta todo em torno
de alguma coisa, nada fica parado. Cada galáxia, por maior que seja, gira em torno
de uma maior ainda.
Chico se sentiu como se estivesse dentro de um foguete que confundia
seus sentidos, então pediu para Emmanuel que estava cansado, gostaria de voltar ,
ir para sua cama e tomar um café quente.
Eis abaixo a entrevista e reparem na descrição de Chico quando se refere
ao Universo.
Suely dos Anjos
Via Lactea: Saiba onde está o Sol e o Sistema Solar dentro da Galáxia!
Todos sabem que a cada 28 dias aproximadamente, a Lua completa uma volta ao redor da Terra. Também é de conhecimento básico que a Terra, junto com a Lua, executa o movimento de translação ao redor do Sol, que leva 365.25 dias para ser completado. Aliás, não é só a Terra que circunda o Sol, mas todos os planetas, Luas, asteróides e satélites executam esse movimento de translação.
O que poucos sabem, no entanto, é que nosso Sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro a Via Láctea, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.
Toda a Via Láctea descreve um movimento de rotação ao redor de um ponto central, mas seus componentes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão mais distantes do centro movem-se a velocidades mais baixas do que aquelas que estão mais próximas.
Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 km por segundo. Para dar uma volta completa ao redor do centro da Galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos. Como a idade da nossa estrela é de 4.5 bilhões de anos, podemos afirmar que desde que existe, o Sol já deu 22 voltas ao redor da Galáxia.
Braços
A Via Láctea é uma galáxia espiral formada por 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus.
Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.
Até 1953 os astrônomos não tinham conhecimento da existência dos braços da Via Láctea. A observação da estrutura espiralada era obstruída pela poeira estelar, além de ser dificultada por ser feita de dentro da própria Galáxia. Até este ano (2008) os cientistas acreditavam que a Via Láctea possuía os 4 braços mencionados, mas dados fornecidos pelo telescópio Spitzer estão mudando essa concepção.
Segundo o modelo proposto pelo astrofísico Robert Benjamin, da Universidade de Wisconsin, a via Láctea possui apenas dois braços principais: Perseus e Scutum-Centaurus, sendo os demais braços reclassificados como braços menores ou ramificações. Centaurus e Perseus contêm uma enorme concentração de estrelas jovens e brilhantes.
Como vimos, a Via Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços giram em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento. Em seu interior, nosso Sol não passa de um minúsculo grão de areia a vagar pelo Universo.
Artes: No topo, concepção artística mostra a Via Láctea e seus braços, com destaque para o Sistema Solar, no Braço de Órion. Crédito: Wikimedia Commons. Na seqüência, mosaico de 360 graus mostra a Via Láctea vista da Terra. Repare a linha de poeira estelar, que impede a observação de alguns pontos. Crédito: Wikimedia Commons/Digital Sky.
ENTREVISTA COM CHICO ABAIXO
É INCRÍVEL... O UNIVERSO É REALMENTE
MISTERIOSO , POR MAIS QUE OS ASTÔNOMOS
ESTUDEM, MUITO POUCO SABEM DESTE GIGANTE MARAVILHOSO
E MÁGICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário